domingo, 17 de junho de 2007

SEIS ANOS É MUITO TEMPO?


Foi em Setembro do já distante ano de 2001 que a viagem começou. Foi um desafio que lancei a mim mesmo: voltar a leccionar a alunos do 3º ciclo (nível de ensino do qual me encontrava afastado há já vários anos) e acompanhá-los durante (julgava eu) três anos, de forma a poder realizar um trabalho com “princípio, meio e fim”, em que os anos lectivos não surgissem iguais uns aos outros, mas antes com uma lógica sequencial, em que a continuidade e a progressão fossem a tónica dominante. Enfim, um desafio que alguém, então com 14 anos de serviço, necessitava com alguma urgência, para quebrar a rotina que ameaçava instalar-se e para colocar as coisas no seu devido lugar: os alunos e a sua educação no topo das minhas preocupações diárias. Foi uma aposta claramente ganha, cujo resultado ultrapassou, em absoluto, as minhas expectativas. Chegados ao final do 3º ciclo (meta inicial deste meu desafio) preparei-me técnica e psicologicamente para iniciar um novo ciclo, com outros alunos e noutro nível de ensino, não por estar insatisfeito com os alunos que tinha (bem pelo contrário), mas por entender que seria positivo, quer para mim quer para aqueles que me “aturavam” há três anos, efectuar uma “troca”, uma mudança de professor e, consequentemente, de métodos de ensino e de práticas de aprendizagem, que evitassem o desgaste natural que o suceder dos anos provoca. Eis, porém, que sou surpreendido por uma quase imposição de um conjunto de alunos que insistiam em que o “namoro” não terminasse ali, mas se prolongasse, sabia-se lá por quanto mais tempo!! Que decisão tomar? Fazer “orelhas moucas” a um apelo que mexia tanto com as minhas emoções e insistir “cegamente” naquilo que era uma convicção pessoal, ou abdicar disso e ceder à vontade de um conjunto de adolescentes que, ingénua e inconscientemente, insistiam em prosseguir uma ligação pedagógica (mas acima de tudo afectiva) que até então tinha resultado, mas da qual não havia a garantia de que resultasse de igual modo nos três anos seguintes? Acabou por imperar o coração, que apontou para o caminho da continuidade, e ainda bem que assim foi. Nestes vinte anos de carreira que já tenho (completados em Outubro passado) tive algumas turmas em que ao fim de poucas aulas leccionadas (e perdoem-me a sinceridade!) já estava ansioso para que o ano terminasse o mais rápido possível, a fim de os "ver pelas costas". Houve outras turmas em que foi com alguma (nalguns casos muita) dificuldade que as tive que deixar no final de um ano de trabalho que deixou em todos enormes saudades. E houve uma (e acho que é o maior elogio que lhe poderia fazer) que fez com que seis longos anos de partilha de saberes e de afectos, antes parecessem seis fugazes meses, devorados por um tempo que, desrespeitosamente, nunca parou para descansar. Para a história aqui ficam os nomes dos “oito magníficos” que, do 7º ao 12º ano, conseguiram o feito heróico (e estóico!) de me aturar nos dias bons e maus, alegres e tristes (as 2ªs feiras após as derrotas do Sporting eram terríveis!!), enérgicos e frouxos, eufóricos e deprimidos, solarengos e chuvosos: Cristiano Jesus, Inês Tojeira, João César, Jocelyn Lochon, Michael Santos, Patrícia Santos, Pedro Soares e Susana Santos. Seria injusto não referir que, a estes oito alunos, vieram juntar-se, ao longo destes anos, outros quatro que se integraram plenamente e que, por direito próprio, fazem hoje parte desta família que é o 12ºB e que são eles o Alfredo Almeida, a Marina Martinho, o Ricardo Modesto e a Sara Cardoso. Beijinhos (para elas) e abraços (para eles).

10 comentários:

Anónimo disse...

muito obrigado stor.
foi..., aliás, é um grande prazer e uma grande honra ter um prof assim: companheiro, amigo, que adora os seus "rapazes" e as suas "cachopas".

vai para sempre ficar na memória como Aquele Amigo!

muitas felicidades na sua vida.

nunca nos esqueça, que nós também não o esqueceremos.

susanita*

vitorpt disse...

Quem diria que conheci este jovem na turma 5 do 1º ano do ISEF, já lá vão 24 anos...
Depois foi uma boa amizade e o reconhecimento de uma excelente capacidade profissional.
E os alunos até elogiam o prof. Carlos Marques.
Espero continuar a trabalhar contigo por mais 20 anos!
Um abraço!
Lúcio

Carlos Marques disse...

Olá Susana!
Desculpa mas só agora é que dei conta do teu comentário. Em primeiro lugar obrigado por o teres visitado e (o mais importante de tudo)podes ficar descansada porque, mesmo que o quisesse, não vou esquecer esta turma tão depressa. Pelo menos nos próximos 50 anos!!! Se me puderes enviar algumas fotos do baile de finalistas (as nais bonitas!) por e-mail, por favor envia-mas para carlosfariamarques@clix.pt.
Obrigado e boas férias.
Beijinhos

Carlos Marques

Carlos Marques disse...

Olá Lúcio!
Obrigado pela tua visita. E de repente... passaram 24 anos!! O tempo devora-nos a uma velocidade incrível! É preciso, então, que nós devoremos a vida com a mesma velocidade, senão perdemos esta oportunidade única de sermos e fazermos felizes os outros.
Quanto aos mais de 20 anos de trabalho que ainda tenho pela frente... bem, é melhor pensar no que vai ser o meu almoço daquyi por cerca de 1 hora!!

Um grande abraço.

Carlos

Anónimo disse...

Prof.....
foi muito positivo os seis anos que nos acompanhou,conseguiu sobreviver às nossas vidas...desde as birras de miúdos até às crises da adolescência.
Pessoalmente cresci mutio ao longo destes anos e também o meu gosto por desporto cresceu,se já era apaixonada por desporto antes do conhecer hoje em dia sou muio mais também graças ao seu trabalho e ás actividades do grupo de ed.Fisica.
Espero que ao longo de tanto tempo tenha conseguido atingir o seu objectivo de um trabalho com príncipio,meio e fim.
De qualquer maneira ainda me vai ter que aturar um bocadinho,nem que seja em algumas actividades=)
É que a matemática não é tão fácil como a ed.Fisica.
Obrigado por tudo,um beijo da sua aluna...Ticha

Carlos Marques disse...

Oi Ticha.
Desculpa só agora responder ao teu comentário, mas é que estive de férias e só agora é que o li. Já percebi que, apesar da tua teimosia, não conseguista vergar a Matemática. Por um lado fico triste por não teres concluído desde já o Secundário, mas por outro fico com alguma satisfação (sei que estou a ser mauzinho!!) por te poder ter na escola por mais um ano. Obrigado pelos teus simpáticos comentários e continuação de boas férias.
Até Setembro
Beijoca

Anónimo disse...

bem tenho de ser sincero... quando li este testamento fiquei sensibilizado... realemente foram seis anos de aquecimentos muito duros, muito intensos.. mas valeu a pena lool... ate posso dizer que tive sorte porque durante os seis anos o scp nao foi campeao e o benfica foi =D.. mas agora mais a serio foi um prazer ter um stor tao fixe, brincalhao quando tinha de ser e serio quando era altura... e dos seis anos apenas boas memorias guardo... ahhh mais uma coisinha eu e os meus colegas nao o aturamos muito pelo contrario, quando pensavamos que a seguir iamos ter educaçao fisica era logo um explosao de alegria!!!!!
resumindo foram seis anos mesmo excelentes...
mas tambem deve saer que nunca mais vai ter alunos tao fantasticos como nós!!! hehehe
abraço

Elvira disse...

Larga um pouco as planificações e bloga aí um pouco.
Não me chegou o convite do Skype. Volta a mandar quando puderes.

Anónimo disse...

Olá!
Muita coisa mudou desde este teu último post... iniciou-se um novo ano lectivo.
Onde está a inspiração para postares?
Perdeste alunos "velhos" mas ganhaste alunos novos.
Sei que és um bom professor e a escola uma boa terapia, por isso actualiza o blog.
Beijinho, fica bem.
Ah... feliz aniversário!!!

Ricardo Modesto disse...

Bem deixa que lhe diga que veio me este blog parar agora ao meu computador do nada loool assim como quem não quer a coisa com umas fotos em que eu aparecia e estava na net e fui me deparar com aquele magnifico discurso que comove qualquer um que esteja ligado a ele, muitas saudades daquela hora e meia de puro relaxamento e terapia e de descompressão na sua companhia e da turma, sempre com a motivação necessária para nos fazer mover e mexer as pernas é com saudades que escrevo isto e é com vontade de voltar ás suas aulas ter uma conversa consigo e suar com as corridas, os saltos o futebol o volei o tenis ( não se preocupe qualquer dia dou-lhe direito a desforra nesse campo lol ) etc etc com abraço e com vontade que voçê volte a continuar este projecto do blog com que tanto se entusiasmou na altura e agora vejo isto tudo igual "nós" na primeira pagina com anos ai ai animo professor.

Abraço do seu aluno e amigo
Ricardo Modesto

P.S.( só para lhe lembrar que o benfica foi campeão LOL só para se manter vivo na sua memória Ahahah)